Saúde pública no Ceará
Os governos Federal e Estadual anunciaram R$ 75 milhões em investimentos para a saúde pública no Ceará. Isso mesmo. A saúde do Estado será reforçada com novos investimentos voltado...
POR O ESTADO
Publicado em 22/06/2026 às 06:29
Os governos Federal e Estadual anunciaram R$ 75 milhões em investimentos para a saúde pública no Ceará. Isso mesmo. A saúde do Estado será reforçada com novos investimentos voltados à construção, reforma e ampliação de unidades de saúde, além da aquisição de equipamentos e veículos para fortalecer o atendimento à população. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas na última sexta-feira (12), por meio do programa Agora Tem Especialistas. Na ocasião, foi revelado o repasse de cerca de R$ 75 milhões em recursos do Novo PAC da Saúde. A importante notícia foi divulgada durante solenidade realizada no Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, além de outras autoridades. O montante corresponde à maior liberação imediata de recursos realizada de uma só vez pelo programa e garantirá a construção de 18 novas unidades de saúde, bem como o ressarcimento de 18 obras concluídas no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Saúde.
Municípios beneficiados
Destaque-se que os recursos serão destinados aos municípios de Alto Santo, Beberibe, Ererê, Granjeiro, Guaiúba, Icó, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Madalena, Redenção e Sobral, para a regularização de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Academias da Saúde já finalizadas e em funcionamento.
Mais investimentos para a saúde
O pacote de investimentos inclui ainda duas novas policlínicas, cujas ordens de serviço foram assinadas anteriormente. O governador Elmano de Freitas festejou mais essa conquista para a saúde do Ceará.
Outros estados
Além do Ceará, a ação de repasse de recursos acontece simultaneamente em outros 25 estados. Em todo o país, os investimentos federais devem beneficiar mais de 185 municípios, com a construção de 204 novas unidades de saúde e a retomada de 189 obras que integram o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Saúde.
HUC contemplado
Uma das maiores unidades hospitalares das regiões Norte e Nordeste, o Hospital Universitário do Ceará (HUC) foi contemplado com recursos destinados à aquisição de 10 combos cirúrgicos equipados com tecnologia de alta complexidade, capazes de realizar, juntos, mais de 1,2 mil cirurgias por ano pelo SUS.
E MAIS
Na mesma cerimônia, também foi anunciada a aquisição de um robô cirúrgico. De acordo com Mozart Sales, o equipamento está entre as tecnologias mais avançadas do mundo para a realização de cirurgias minimamente invasivas.
Secretária destaca parceria
Também foram divulgadas declarações da secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, que elogiou e destacou a parceria entre os governos estadual e federal. Ela também celebrou a abertura integral do Hospital Universitário do Ceará (HUC), que passará a contar com um novo aparelho de ressonância magnética.
Vans estão garantidas
Para o programa Caminhos da Saúde, nova frente do Agora Tem Especialistas, o Ceará foi contemplado com 22 vans. A iniciativa representa um avanço histórico na oferta de transporte sanitário no SUS. Até então, esse serviço era custeado pelos estados e municípios. Com os novos veículos, foram investidos R$ 6,7 milhões.
Campanha
Como parte da programação do Junho Ambiental, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEAMASP), realiza nesta segunda-feira, 22 de junho, mais uma edição da campanha “Menos Lixo, Mais Plantas”. A ação acontecerá das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da secretaria, localizada no Parque das Timbaúbas. Para receber uma muda, o participante deverá entregar cinco garrafas PET de dois litros ou mais, dez garrafas de um litro ou mais, ou quinze embalagens menores que 500 ml.
Iniciativa
A iniciativa incentiva a população a adotar práticas sustentáveis por meio da troca de garrafas PET por mudas de espécies nativas e frutíferas produzidas no Viveiro Municipal. A campanha busca unir duas importantes ações ambientais: a ampliação da arborização urbana e o descarte correto de resíduos recicláveis. Todo o material arrecadado será destinado às associações de catadores de recicláveis de Juazeiro do Norte, contribuindo para a geração de renda e para o fortalecimento da reciclagem no município. A ação integra a programação do Junho Ambiental, que tem como tema “Ceará Mais Verde e Sustentável”.
The post Saúde pública no Ceará appeared first on O Estado CE.