CEARÁNOTÍCIAS24H

O portal da verdade
Plantão
Política / 24.06.2026

Ministro diz que governo renovou cota para carros elétricos para favorecer consumidor: 'precisamos garantir os melhores preços'

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Márcio Fernando Elias Rosa, afirmou nesta quarta-feira (24) que o governo renovou a cota de carros elétrico...

person

POR G1 POLÍTICA

Publicado em 24/06/2026 às 11:43

Ministro diz que governo renovou cota para carros elétricos para favorecer consumidor: 'precisamos garantir os melhores preços'
© FONTE: G1 Política

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Márcio Fernando Elias Rosa, afirmou nesta quarta-feira (24) que o governo renovou a cota de carros elétricos importados semimontados e desmontados livre de imposto de importação para favorecer o consumidor. Nesta terça-feira (23), o Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) renovou uma cota de importação, sem pagar imposto, US$ 463 milhões durante seis meses, a partir de 1º de julho de 2026. 🚗 A medida pode impedir o aumento de preço dos carros elétricos no Brasil, que entram no país sem pagar tributos dentro das regras estabelecidas pelo governo. Em paralelo, empresas chinesas de carros elétricos como a BYD e a Geely já começaram projetos para produzir no país. "O governo federal tomou decisão ontem não foi para causar danos para a produção indústria nacional, mas foi para favorecer sobretudo o consumidor, o mercado. E não ignorando que temos de ter uma série de medidas para acomodar todos os interesses, que são legítimos", disse Márcio Elias, ao programa "Bom dia, ministro", da EBC. Pela decisão do governo, os veículos montados no Brasil (chamados de CKD) e os semimontados no país (chamados de SKD) não pagarão imposto de importação pelos próximos seis meses até o volume de importação definido pelo governo.

Informe Publicitário Publicidade Rodapé