CEARÁNOTÍCIAS24H

O portal da verdade
Plantão
Ceará / 24.06.2026

Ideias que brilham

No próximo 02/07, na Câmara Municipal de Aquiraz será realizada a solenidade para a instalação do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza, integrada por 17 mu...

person

POR O ESTADO

Publicado em 24/06/2026 às 04:00

Ideias que brilham
© FONTE: O Estado

No próximo 02/07, na Câmara Municipal de Aquiraz será realizada a solenidade para a instalação do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza, integrada por 17 municípios. Trata-se de uma iniciativa que conta de imediato, com a simpatia e o apoio de toda a população metropolitana, ansiosa pela unificação dos interesses de milhares de famílias. De acordo com o que está exposto nos objetivos dessa Câmara, o objetivo principal deverá se concentrar numa ação igualitária de todas as Câmaras, direcionadas para interesses e urgências de cada uma das 17 comunidades municipais associadas. Entretanto, para fazer justiça em relação a esse Parlamento, torna-se necessário destacar o nome do verdadeiro pai desse projeto. O deputado Salmito Filho (PSB), é o autor do projeto de unificação dos Parlamentos Municipais em torno da Câmara Municipal de Fortaleza, ampliando as potencialidades de toda a Região Metropolitana. A proposta de Salmito foi feita quando ele ocupava a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, há mais de\e doze anos com uma função agregadora que propiciasse aos habitantes da região a centralização de ações que facilitasse as cidades do entorno da capital, o crescimento econômico e social melhor assistido no entorno da capital. Parlamento Municipal em questão tratará da unificação de projetos de integração de transporte público, obras estruturantes, Educação, Saúde e geração de empregos. A unificação de 17 Câmaras dará à RMF grande desenvolvimento.

O homem de confiança. Tendo em vista o episódio Jaques Wagner na liderança do Governo no Senado Federal, o presidente Lula tem conversado com os principais dirigentes do PT, e convocou a Brasília o senador Camilo Santana, nome da sua admiração para assumir uma função que exige moral absoluta e inabalável confiança. O problema do senador Jaques Wagner abalou o cerne do governo, contaminando uma gestão que precisa estar servida por políticos de imagem intocável.

Continua após a publicidade

A lista negra. Dirigentes e lideranças partidárias começam a cobrar do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal de Contas, a lista negra de candidatos inelegíveis para o pleito de outubro. Em poder das Cortes estão listados dezenas de aspirantes à Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados atingidos por sentenças em consequência de crimes eleitorais que serão analisados com peneira fina.
Michelle ferina. Com a sua participação política independente, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não perde chance para beliscar adversários do PSDB, principalmente tratando-se de Ciro Gomes. Para ela, o esforço do ex-ministro para voltar a governar o Ceará não tem nada a ver com desejo de tirar Lula e o PT do poder, “mas, de se apossar do poder”.
Diligências rigorosas. Movimentam-se a Polícia Federal e a Procuradoria Geral República em severa investigação nos municípios de Aracati, Fortim e Beberibe, tendo como suspeita ilícitos como peculato e corrupção passiva, por conta de atos envolvendo a aquisição de materiais adquiridos para a população, e mais precisamente para o sistema escolar.
Depois de Vorcaro, virou moda. Até que demorou, mas está acontecendo. A polícia Federal está em cima das trapalhadas do Banco Didimais, cujo controle é de pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, cujo dono é o bispo Edir Macedo, hoje, um dos homens mais ricos do Brasil. Como sempre acontece, a impunidade estimulou o exercício do roubo e da corrupção.
Racha na oposição. Devido ao estilo estouvado como o deputado André Fernandes conduz o PL, não se pode dizer que a interferência de Michele Bolsonaro nas decisões do PL do Ceará estejam solucionadas. A ex-primeira Dama caminha sempre na contramão apostando no racha do bolsonarismo. Claramente nem apoia Ciro para governador, nem Alcides Fernandes para o Senado.
Exagero de Elmano. Em relação ao sucesso governista prognosticado para o pleito deste ano, o governador Elmano de Freitas expõe aos seus mais importantes aliados, a certeza de contar com novatos como AJ Albuquerque e Moses Rodrigues para arredondar a bancada federal que será eleita com um mínimo de 18 dos 22 deputados da bancada federal do Ceará.

The post Ideias que brilham appeared first on O Estado CE.

Informe Publicitário Publicidade Rodapé