CEARÁNOTÍCIAS24H

O portal da verdade
Plantão
Ceará / 25.06.2026

Fábrica no Ceará vai produzir carros elétricos e gerar cerca de 600 empregos

A produção de veículos elétricos da MG Motor no Brasil terá o Ceará como base industrial a partir de 2026. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25/06) e prevê investimento inici...

person

POR A NOTICIA DO CEARÁ

Publicado em 25/06/2026 às 18:30

Fábrica no Ceará vai produzir carros elétricos e gerar cerca de 600 empregos
© FONTE: A Noticia do Ceará

A produção de veículos elétricos da MG Motor no Brasil terá o Ceará como base industrial a partir de 2026. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25/06) e prevê investimento inicial de R$ 400 milhões, com estimativa de criação de cerca de 600 empregos diretos e indiretos.

Com operação prevista para ocorrer no município de Horizonte, a iniciativa será desenvolvida em parceria com a Comexport, dentro da planta automotiva já instalada na região. A expectativa da montadora é alcançar a produção de 50 mil unidades ao longo dos próximos quatro anos.

Continua após a publicidade

Entre os modelos confirmados para a linha de montagem estão o MG4 Urban, hatch elétrico inédito no mercado brasileiro, e o MG S5, SUV já comercializado em outros países. Até o momento, apenas o preço do MG S5 foi divulgado, fixado em R$ 199 mil, enquanto o MG4 Urban ainda não teve valor definido.

Fábrica no Ceará vai produzir carros elétricos e gerar cerca de 600 empregos
Foto: Carlos Gibaja e Tiago Stille/Casa Civil

No evento de lançamento, a MG Motor Brasil destacou o papel estratégico do país para seus planos de expansão. O head de marketing e produto da empresa, Thiago Marques, afirmou que a escolha do Brasil faz parte de uma estratégia de crescimento global da marca.

“É com grande orgulho que anuncio hoje a fabricação nacional dos veículos MG aqui no Brasil, a partir de 2026. Essa iniciativa será realizada por meio de uma parceria estratégica com a Comexport, utilizando a moderna e flexível Planta Automotiva do Ceará, localizada em Horizonte”, disse.

Além do investimento principal de R$ 400 milhões, a montadora informou que outros R$ 340 milhões serão destinados a áreas como infraestrutura, capacitação de mão de obra e inovação tecnológica. A estratégia inclui ainda a ampliação da rede de concessionárias, que deve ultrapassar 70 pontos de venda até o fim de 2026.

O anúncio ocorre em meio à renovação, pelo Governo Federal, da cota de importação de veículos elétricos desmontados e semidesmontados sem cobrança de imposto. A medida foi aprovada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) e terá validade de seis meses, a partir de julho de 2026, com limite de US$ 463 milhões.

Fábrica no Ceará vai produzir carros elétricos e gerar cerca de 600 empregos
Foto: Carlos Gibaja e Tiago Stille/Casa Civil

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a decisão busca equilibrar preços no mercado e estimular a competitividade do setor automotivo. Segundo o ministro Márcio Elias Rosa, a medida procura conciliar interesses da indústria e dos consumidores.

Pelas regras definidas, veículos montados no Brasil em regime CKD e SKD permanecerão isentos de imposto de importação dentro do limite estabelecido. O Governo Federal também destacou o peso do setor automotivo na geração de empregos no país.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

The post Fábrica no Ceará vai produzir carros elétricos e gerar cerca de 600 empregos appeared first on A Notícia do Ceará.

Informe Publicitário Publicidade Rodapé