Baturité recebe primeira entrega de títulos de propriedade rural, com a presença da vice-governadora Jade Romero
O município de Baturité será o primeiro da região do Maciço a receber a entrega de títulos de propriedade rural pelo Governo do Ceará, por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrá...
POR CEARÁ AGORA
Publicado em 25/06/2026 às 19:44
O município de Baturité será o primeiro da região do Maciço a receber a entrega de títulos de propriedade rural pelo Governo do Ceará, por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará. A solenidade ocorrerá na próxima quinta-feira, às 9 h, na Câmara Municipal, e contará com a presença da vice-governadora Jade Romero. A ação é resultado dos trabalhos de regularização fundiária iniciados após a assinatura da Ordem de Serviço para atuação na Grande Fortaleza e no Maciço de Baturité, realizada durante a Festa de São José, em Caucaia, no dia 19 de março deste ano. Em abril, o Idace promoveu audiência pública na região para apresentar o projeto e orientar a população sobre as etapas do processo.
Desde esse período, somente em Baturité, já foram medidos 227 imóveis rurais, cadastrados 715 imóveis e identificadas 384 posses rurais. Nesta primeira etapa do trabalho, cerca de 40 famílias receberão o papel da terra, alcançando mais segurança jurídica e acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural.
Para fortalecer o acompanhamento das ações na região, o Idace implantou neste ano um escritório regional em Baturité, instalado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, parceiro fundamental na mobilização das famílias e no apoio aos trabalhos de campo.