Consultando com acerto
Pela primeira vez, em dezenas de eleições para o Governo do Estado do Ceará prefeitos são colocados em condição de prioridade pelos principais líderes políticos, responsáveis pela ...
POR O ESTADO
Publicado em 22/06/2026 às 06:32
Pela primeira vez, em dezenas de eleições para o Governo do Estado do Ceará prefeitos são colocados em condição de prioridade pelos principais líderes políticos, responsáveis pela coordenação da campanha para o comando do Estado. Vale lembrar que em eleições mais distantes era privilégio de líderes e dirigentes de partidos serem ouvidos no que diz respeito às relações entre os municípios e o governador. Desta vez, quem comanda uma grande inovação nesse campo é o senador Camilo Santana, e por vários importantes motivos, a começar pela sua condição de mais importante liderança política do Estado, além estar considerado na posição de nome de prestígio nacional em condições até mesmo se tornar candidato ao Planalto, por conta de alguma motivação para que o presidente Lula não venha a disputar a sua reeleição. Dono de todo o prestígio com que ajudou na eleição de 90% dos prefeitos do Ceará, e conhecendo os problemas enfrentados por cada um, Camilo realizou nas últimas semanas uma tarefa de extrema paciência e de grande habilidade, na consulta aos chefes municipais, não somente em relação à sua fidelidade ao governador Camilo, mas, principalmente no sentido de captar deles suas posições em relação à formação da chapa governista, onde há apenas algumas dúvidas, e não problemas sérios. Por conta desse paciente e importante trabalho, Camilo, até o final da semana havia recebido para consultas 140 dos 184 prefeitos cearenses. Como a quantidade de prefeitos governistas aproxima-se dos 180, faltam poucos a serem consultados por Camilo. Para estrategistas políticos, a grande tarefa de Camilo equivale a centenas de comícios barulhentos.
Gênios protegidos. Indo ao encontro de muitos educadores importantes do país, tramita no Congresso proposta no sentido da aprovação e aplicação, no Brasil, da Política Nacional para Estudantes de Altas Habilidades e Comprovada Superdotação. Isso tendo em vista números chagados ao IBGE, e cuja quantidade surpreende. De início deverá ser organizado um Caderno Nacional de estudantes com esses atributos.
Situação surpreendente. Um dos detalhes mais surpreendentes registrados na pré-campanha eleitoral vem ocorrendo com o deputado Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Alece. Dono de uma campanha que já revela a sua eleição para a Câmara dos Deputados, ele tem sido convidado para eventos políticos em todo o estado, para “dar força” a outros candidatos.
Reunindo multidões. Enquanto não é resolvido da formação da chapa governista, da qual ele é potencial candidato ao Senado, o deputado Júnior Mano (PSB), candidato do senador Cid à sua vaga no Senado Federal, detona a sua pré-candidatura, promovendo movimentos que reúnem grandes multidões, como vem ocorrendo em Nova Russas, Limoeiro e Morada Nova.
Cid x Moses em Sobral. Em Sobral, está se desenhando uma disputa eleitoral inédita, tendo em vista quem enfrenta quem para cargos proporcionais. O deputado Moses (UB) enfrenta Roger Aguiar (PSB), e um seu irmão enfrentará a deputada Lia Gomes. O detalhe curioso nessa importante disputa é que Cid e Moses são apoiadores da reeleição de Elmano.
Ciro é muito vivo. Numa prova de que o mundo é mesmo dos espertos, uma informação da pré-campanha de Ciro Gomes. Já mostra a sua esperteza. Pelo que se sabe, enquanto o político sobralense vai “rasgar o verbo” nos comícios o competentíssimo deputado federal e economista Mauro Filho, estará “queimando as pestanas” no preparo do Projeto de Governo.
Pagando pela verdade. Até que não demorou muito para o ex-secretário da Casa Civil do Governo do Estado ter a sua vida ameaçada, por conta de uma série de verdades publicadas por ele. Pelo menos já se sabe que um dos indivíduos que o ameaçaram já está preso. É a triste repetição da época em que campanha era “rinha de briga de galo”.
Boa estratégia. Na sua pré-campanha para a Assembléia Legislativa, a vice-governadora Jade Romero, não só tem ajudado Elmano a governar, como tem acertado em suas estratégias, como trabalhar na terra de Camilo e com o apoio total de prefeitos da região, incluindo o prefeito Helberlh. Para ele, a bancada feminina da Alece deverá dobrar.
Duas forças. Em relação à constituição da chapa governista a ser formada para o Senado Federal, cresce o empenho do deputado federal Eunício Oliveira em defesa de uma das vagas para o partido por ele presidido, o MDB. Nesse sentido ele tem trocado idéias como senador Cid, por uma “dobradinha” Júnior Mano (PSB)-Eunício (MDB).
The post Consultando com acerto appeared first on O Estado CE.