Combate à dengue ganha reforço em Sobral com chegada de frota de carros fumacê
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, começa uma nova fase das ações de enfrentamento à dengue com a ampliação da...
POR SOBRAL ONLINE
Publicado em 22/06/2026 às 21:12

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, começa uma nova fase das ações de enfrentamento à dengue com a ampliação da operação do carro fumacê, nesta segunda-feira (22/06).
A ação contará com uma frota de seis veículos, que percorrerão bairros e distritos do município entre os dias 22 de junho e 10 de julho, contemplando três ciclos programados da aplicação do inseticida por meio do canhão fumacê.
O produto utilizado atua no combate aos mosquitos adultos, contribuindo para interromper a cadeia de transmissão das arboviroses. Os carros fumacê circularão em dois períodos do dia: nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, horários em que o mosquito apresenta maior atividade.
Orientações para a população:
• Manter portas e janelas abertas para facilitar a entrada do produto;
• Evitar permanecer muito próximo ao equipamento que libera a fumaça;
• Proteger alimentos, utensílios de cozinha e bebedouros dos animais;
• Pessoas com doenças respiratórias graves podem permanecer em ambientes mais protegidos durante a aplicação.
A Secretaria da Saúde reforça que o inseticida utilizado é biodegradável, seguro para a população quando aplicado conforme as recomendações técnicas e não oferece riscos à saúde.
O post Combate à dengue ganha reforço em Sobral com chegada de frota de carros fumacê apareceu primeiro em Sobral Online.