Prefeitura de Fortaleza aposta em tecnologia para modernizar serviços de saúde
Reagendamento de consultas, acesso digital a serviços da farmácia e acompanhamento de pacientes por assistente virtual estão entre as novas funcionalidades previstas no projeto de ...
POR A NOTICIA DO CEARÁ
Publicado em 22/06/2026 às 20:30
Reagendamento de consultas, acesso digital a serviços da farmácia e acompanhamento de pacientes por assistente virtual estão entre as novas funcionalidades previstas no projeto de Saúde Digital da Prefeitura de Fortaleza. As iniciativas foram apresentadas pela secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, durante a prestação de contas das ações do primeiro quadrimestre da pasta, realizada na última sexta-feira (19/06).
A redução do absenteísmo na rede municipal aparece como uma das principais metas da nova plataforma. Atualmente, cerca de 30% das consultas e exames agendados não são realizados por falta de comparecimento dos pacientes.
Com a implementação do sistema digital, será possível cancelar ou remarcar atendimentos diretamente pelo celular. A medida deve permitir que vagas liberadas sejam imediatamente disponibilizadas para outros usuários na fila de espera.

Na avaliação da secretária, o modelo busca evitar a ociosidade de agendas na rede pública. “Se você tem uma consulta naquele dia e de repente aconteceu alguma coisa, teve que fazer uma viagem de urgência e não conseguiu desmarcar, aquela consulta ali poderia ter sido dada para outra pessoa”, afirmou Riane.
O projeto também inclui a criação da Farmácia Digital, voltada à redução de filas e deslocamentos desnecessários nas unidades de saúde. Pelo aplicativo, usuários poderão encaminhar fotos de documentos exigidos para a retirada de medicamentos.
Em casos de pendências cadastrais ou documentais, notificações serão enviadas diretamente ao celular do paciente, permitindo a regularização antes da ida à unidade. A proposta é agilizar o atendimento, especialmente para pessoas em uso contínuo de medicamentos.
Outra frente prevista é o uso da assistente virtual “Iara”, que inicialmente será direcionada ao acompanhamento de pacientes com diabetes. A ferramenta deverá manter contato frequente com os usuários, monitorando informações como níveis de glicemia e adesão ao tratamento.

Além do acompanhamento, o sistema também será utilizado para tirar dúvidas e identificar sinais de agravamento da doença, permitindo intervenções precoces na atenção primária. Entre os objetivos está a redução de complicações associadas ao diabetes, como amputações e o chamado pé diabético, condição caracterizada por infecções, lesões e comprometimento dos tecidos dos pés.
A Secretaria Municipal da Saúde prevê que o modelo seja ampliado futuramente para outras doenças crônicas, com foco em prevenção e acompanhamento contínuo. A estratégia busca reduzir internações e aliviar a demanda por serviços de urgência.
Segundo a secretária, a iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à melhoria da assistência e à prevenção de agravamentos. “Tudo isso são programas que a gente está trabalhando para que a gente possa reduzir os casos futuros de internação e de complicações para os pacientes”, disse.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.
The post Prefeitura de Fortaleza aposta em tecnologia para modernizar serviços de saúde appeared first on A Notícia do Ceará.