Governo do Ceará inaugura primeira etapa do Centro Administrativo de Acaraú
Modernizar a gestão pública e oferecer mais eficiência no atendimento à população. Com esse objetivo, o Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Acaraú, inauguro...
POR O ESTADO
Publicado em 28/06/2026 às 11:34
Modernizar a gestão pública e oferecer mais eficiência no atendimento à população. Com esse objetivo, o Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Acaraú, inaugurou oficialmente, neste sábado (27), a primeira etapa do Centro Administrativo do município.
Com investimento superior a R$ 3,5 milhões, a obra reúne, em um único espaço, órgãos e secretarias municipais, proporcionando mais integração entre os serviços públicos e melhores condições de trabalho para os servidores e de atendimento para a população.
“Hoje é um dia de muita alegria para o povo de Acaraú, que se orgulha de ter uma beleza de um equipamento como esse”, observou o governador Elmano de Freitas. “Aqui do lado nós entregamos uma delegacia, temos o campus da Universidade do Vale do Acaraú. Então é um conjunto de conquistas para transformar e melhorar a vida do povo de Acaraú”, afirmou, reforçando que na cidade também está sendo finalizadas uma Casa de Parto Normal e um Centro Especializado de Reabilitação.
“E aqui é apenas a primeira etapa. Já estão planejadas outras etapas desse Centro Administrativo, e nós vamos colaborar para que possa avançar esse sonho do povo de Acaraú, como já foi conquistado o Hospital Municipal”, disse Elmano de Freitas.
Com a inauguração, o espaço passa a sediar o Gabinete da Prefeita e do Vice-Prefeito, a Procuradoria-Geral do Município, a Controladoria-Geral e as secretarias municipais de Administração, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esporte, Agricultura e Cultura.
“Hoje é um dia histórico para mim, como chefe do Executivo, e para o povo acaraunense. Esse povo que já esperava há anos”, contou a prefeita de Acaraú, Ana Flávia Monteiro. “Vamos fazer 177 anos de emancipação política e apenas agora nós estamos entregando um centro administrativo, uma obra realmente moderna”, comemorou.
Estrutura
O projeto do Centro Administrativo prevê a construção de seis blocos ao todo, sendo cinco destinados às atividades administrativas e um ao gabinete do Executivo municipal.
Nesta fase inicial, foram concluídos e entregues dois blocos administrativos e o bloco do Gabinete.
Eliakin Silveira é chefe de gabinete da prefeitura de Acaraú. Sobre o novo espaço de trabalho, moderno e centralizado, ele enfatiza que não apenas os servidores, mas a população sai ganhando. ”É uma conquista tão importante para os munícipes como também para nós, servidores que passamos a ter um local moderno e apropriado para o atendimento do povo acarauense”, disse. “Para a população vai facilitar, porque passa a ter todas as secretarias concentradas aqui. Antes havia uma grande dificuldade porque as pessoas precisavam ir a bairros diferentes em busca de atendimento de saúde e assistência social, por exemplo”.
A iniciativa representa um importante avanço na modernização da administração pública municipal, reunindo serviços em um mesmo local e garantindo mais agilidade, eficiência e comodidade para os cidadãos de Acaraú.
The post Governo do Ceará inaugura primeira etapa do Centro Administrativo de Acaraú appeared first on O Estado CE.