CEARÁNOTÍCIAS24H

O portal da verdade
Plantão
Ceará / 25.06.2026

Elmano envia projeto à Alece para parceria com Comitê Paralímpico e quer transformar CFO em referência nacional

O governador Elmano de Freitas encaminhou, nesta quinta-feira (25), à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), um Projeto de Lei autorizando a celebração de termo de fomento e parc...

person

POR CEARÁ AGORA

Publicado em 25/06/2026 às 22:46

Elmano envia projeto à Alece para parceria com Comitê Paralímpico e quer transformar CFO em referência nacional
© FONTE: Ceará Agora

O governador Elmano de Freitas encaminhou, nesta quinta-feira (25), à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), um Projeto de Lei autorizando a celebração de termo de fomento e parceria entre o Governo do Estado e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa tem como principal objetivo transformar o Centro de Formação Olímpica (CFO) em uma referência nacional na formação de atletas e paratletas, além de ampliar a realização de grandes eventos esportivos no Ceará.

Segundo o governador, a parceria não interromperá as atividades já desenvolvidas no equipamento, mas ampliará o acesso da população ao esporte e fortalecerá o segmento paralímpico no Estado.

“Queremos transformar esse Centro em um grande local para o desporto paralímpico brasileiro, servindo a todo o país. Teremos uma gestão compartilhada, investimento em acessibilidade. Tive o prazer de conhecer o equipamento que o Comitê tem em São Paulo e o que vamos ter aqui no Ceará é algo muito semelhante. Teremos um grande Centro, com muito orgulho de ser no Ceará, para servir o desporto paralímpico brasileiro”, destacou Elmano.

Reconhecido internacionalmente pelos resultados obtidos no esporte de alto rendimento e no paradesporto, o Comitê Paralímpico Brasileiro acumula experiência na gestão de programas esportivos, na formação de atletas e em projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte.

O presidente do CPB, José Antônio Freire, comemorou a iniciativa e ressaltou o potencial do CFO para sediar competições nacionais e ampliar o atendimento às pessoas com deficiência.

“Essa parceria é uma maravilha. É um centro que tem quase as dimensões do que temos em São Paulo. Vamos utilizá-lo para muitos eventos, atendendo pessoas com deficiência, a comunidade e promovendo grandes campeonatos em nível nacional. Hoje é um dia de muita alegria e esse local será um instrumento importante de inclusão por meio do esporte”, afirmou.

A proposta prevê ações conjuntas para ampliar as oportunidades de acesso à prática esportiva, fortalecer a formação de atletas e paratletas, incentivar o surgimento de novos talentos, atrair competições de grande porte e consolidar o Ceará como referência nacional no esporte olímpico e paralímpico.

Informe Publicitário Publicidade Rodapé