Efeito Pé-de-Meia: Brasil reduz evasão e reprovação no ensino médio, aponta Censo Escolar
O Brasil começa a colher os resultados do Pé-de-Meia, programa criado na gestão do então ministro da Educação, Camilo Santana, para incentivar a permanência de estudantes do ensino...
POR CEARÁ AGORA
Publicado em 26/06/2026 às 12:28
O Brasil começa a colher os resultados do Pé-de-Meia, programa criado na gestão do então ministro da Educação, Camilo Santana, para incentivar a permanência de estudantes do ensino médio da rede pública na sala de aula e combater a evasão escolar.
Os avanços aparecem nos dados nacionais do Censo Escolar de 2026, divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (25). O levantamento mostra melhora nos indicadores de permanência e desempenho dos estudantes nos últimos três anos.
Taxa de Reprovação – Brasil (%)
Localização Rede de ensino Total Anos Iniciais Anos Finais Ensino Médio Total Total 2,1 1,5 2,9 3,8 Urbana Total 2,0 1,4 2,8 4,1 Rural Total 3,2 2,5 4,2 1,7 Total Federal 3,6 1,6 4,5 4,3 Urbana Federal 3,6 1,6 4,5 4,4 Rural Federal — — — 3,7 Total Estadual 1,9 1,3 2,0 3,4 Urbana Estadual 1,8 1,1 2,0 3,8 Rural Estadual 2,9 3,3 2,6 0,0 Total Municipal 2,7 1,8 4,4 3,7
Segundo o MEC, a taxa de reprovação caiu 62% no período. O abandono escolar recuou 61%, enquanto a distorção idade-série, que mede o atraso escolar, teve redução de 28%. Já a taxa de aprovação cresceu 11% em todo o país.
O governo federal atribui parte desses resultados a políticas de permanência escolar, entre elas o Pé-de-Meia, que garante incentivos financeiros aos estudantes que mantêm frequência regular, avançam de série, concluem a educação básica e participam do Enem.
A avaliação do MEC é de que o auxílio mensal de R$ 200 contribui para reduzir a evasão, fortalecer a trajetória escolar dos jovens e ampliar as oportunidades após o ensino médio.
Nesse contexto, o Enem voltou a permitir a certificação da etapa para participantes que cumpram os critérios exigidos e passou a contar com inscrição pré-preenchida para concluintes da rede pública.
A repórter Michele Passos, ao participar, do Jornal Alerta Geral, destaca que mais um desembolso do Pé-de-Meia está sendo feito neste final de junho, com efeitos sociais e econômicos na vida de mais 3,8 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública.
Leia mais: