Ciro volta a criticar PT: “A refinaria foi um xexo que o PT fez para o Ceará”
Em agenda nesta sexta (26) em São Gonçalo, pré-candidato ao Governo indica vai ampliar diálogos com população antes de iniciar campanha The post Ciro volta a criticar PT: “A refin...
POR O ESTADO
Publicado em 26/06/2026 às 17:13
Em viagem durante o dia desta sexta-feira (26) pelos municípios de São Gonçalo do Amarante e Icaraizinho de Amontada, o pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Ciro Gomes, voltou a criticar o PT. Em São Gonçalo do Amarante, questionado pelo O Estado sobre sua agenda na cidade, o tucano respondeu que o município é “espelho de uma grande contradição” que espera “colaborar para resolver”.
“Nós temos a Porto do Pecém com o retroporto mais sofisticado do Brasil, porque nós conseguimos uma ZPE, uma siderúrgica…. A refinaria foi um xexo que o PT fez para o Ceará, que era uma promessa. Compramos terreno, deslocamos a população tradicional indígena que morava ali e o governo nos enganou”. A fala se relaciona à expectativa de construção de uma refinaria no Pecém na década passada.
“Trade turístico”
Também em São Gonçalo do Amarante, Ciro visitou o sindicato de servidores públicos que, conforme o ex-governador, apontaram “queixa de coisas básicas”. “Não tem creche suficiente, o atendimento médico é muito precário, e isso tudo vai formando na minha cabeça a percepção do problema que eu vou ter que ajudar a resolver. O pré-candidato descreveu que, até o início oficial da campanha, dia 16 de agosto, vai realizar agendas “para ouvir pessoas”.
“Eu tô aproveitando que a gente não precisa de grandes aparatos, nem de grandes despesas que não podem ser realizadas, inclusive, para ouvir as pessoas”. Ciro também cumpre nesta tarde compromissos em Icaraizinho de Amontada. “No Icaraizinho de Amontada, vou reunir o trade turístico. A primeira grande queixa deles é que são obrigados todos a pagar pedágio para as facções criminosas […]”.
A previsão é de que, neste sábado (27), Ciro vá a Marco. “Eu vou ao Marco […] para ver também o que a gente pode fazer para exponencializar o agronegócio irrigado, que no Ceará tem um potencial muito maior do que aquele que hoje já tá produzindo”. O Estado indagou Ciro Gomes sobre a realização de atos típicos de campanha em um período no qual não se pode pedir votos, conforme determina a legislação eleitoral.
O tucano respondeu que a regra é “uma obviedade que os políticos acabam criando” e a classificou como “ficções legais que a gente respeita e acata porque não está no nosso alcance fazer”. “A democracia brasileira precisa acreditar que há um cidadão acompanhando tudo, e é ao cidadão que cabe com liberdade escolher aquele que ele considere melhor para o seu futuro”.
The post Ciro volta a criticar PT: “A refinaria foi um xexo que o PT fez para o Ceará” appeared first on O Estado CE.