Ceará reforça ações de combate ao feminicídio com adesão ao Pacto Nacional
O combate à violência contra a mulher ganhou destaque no Ceará com a apresentação do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. A iniciativa reúne esforços entre União, estados, m...
POR A NOTICIA DO CEARÁ
Publicado em 26/06/2026 às 17:30
O combate à violência contra a mulher ganhou destaque no Ceará com a apresentação do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. A iniciativa reúne esforços entre União, estados, municípios e instituições públicas para fortalecer políticas de prevenção, proteção e enfrentamento aos crimes contra mulheres.
O evento contou com a presença da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; da procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Larissa Gaspar; e do presidente da Alece, Romeu Aldigueri.

A proposta busca ampliar a integração entre áreas como segurança pública, saúde, assistência social, educação e Justiça. O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente às mulheres em situação de violência e fortalecer a aplicação de medidas protetivas.
Durante a agenda, representantes destacaram que o enfrentamento ao feminicídio depende de uma atuação conjunta, principalmente nos municípios, onde as políticas públicas chegam diretamente à população. O pacto prevê ações de prevenção, acolhimento das vítimas e responsabilização dos agressores.
No Ceará, o trabalho envolve parcerias entre órgãos estaduais, municipais e instituições do sistema de Justiça, com o objetivo de consolidar uma rede de proteção e ampliar as estratégias para combater a violência de gênero.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.
The post Ceará reforça ações de combate ao feminicídio com adesão ao Pacto Nacional appeared first on A Notícia do Ceará.