CEARÁNOTÍCIAS24H

O portal da verdade
Plantão
Ceará / 26.06.2026

Alunos de Fortaleza terão duas passagens gratuitas durante o ano todo

A legislação que amplia a gratuidade no transporte público para estudantes de Fortaleza foi sancionada nesta sexta-feira (26/06) pelo prefeito Evandro Leitão, instituindo o program...

person

POR A NOTICIA DO CEARÁ

Publicado em 26/06/2026 às 21:30

Alunos de Fortaleza terão duas passagens gratuitas durante o ano todo
© FONTE: A Noticia do Ceará

A legislação que amplia a gratuidade no transporte público para estudantes de Fortaleza foi sancionada nesta sexta-feira (26/06) pelo prefeito Evandro Leitão, instituindo o programa Passe Livre Todo Dia. A medida passa a valer em 1º de julho de 2026 e garante duas passagens gratuitas diárias durante todo o ano, incluindo férias escolares, fins de semana e feriados, para alunos com Carteira de Estudante emitida pela Etufor.

De acordo com a Prefeitura, a ampliação do benefício atende a um compromisso de campanha e deve alcançar mais de 300 mil estudantes que solicitam a carteirinha anualmente. O investimento previsto é de R$ 8,5 milhões por ano, com recursos compartilhados entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará.

Continua após a publicidade

“Sancionamos hoje a lei que amplia o Passe Livre. A partir do dia 1° de julho, é Passe Livre Todo Dia, com duas passagens gratuitas por dia para os nossos estudantes irem à praia, ao shopping, e terem acesso ao lazer durante as férias, fins de semana e feriados”, destacou o prefeito.

Alunos de Fortaleza terão duas passagens gratuitas durante o ano todo
Foto: Beatriz Boblitz

Atualmente, o Passe Livre cobre duas passagens gratuitas apenas em dias letivos. Com a mudança, o direito passa a valer continuamente, permitindo o uso também em períodos de recesso escolar, quando muitos estudantes participam de atividades de reforço, cursos, esportes, programas culturais e estágios.

Dados

Dados da Prefeitura indicam que, até junho de 2026, mais de 269 mil Carteiras de Estudante foram emitidas em Fortaleza. Desse total, cerca de 215 mil são de estudantes da rede pública ou bolsistas do Prouni, enquanto aproximadamente 54 mil pertencem à rede privada.

No primeiro semestre de 2026, foram registradas cerca de 9,5 milhões de passagens gratuitas utilizadas por estudantes no transporte coletivo da capital, com economia estimada em R$ 14,2 milhões. No mesmo período, o benefício da integração, que permite a troca de ônibus em até duas horas pagando uma única tarifa, foi utilizado mais de 2,4 milhões de vezes.

Como solicitar a Carteira de Estudante?

A solicitação da Carteira de Estudante de 2026 pode ser feita até dezembro pelo site Identidade Estudantil. A emissão é gratuita para alunos da rede pública.

O processo exige preenchimento de formulário online e envio de documentos como declaração de matrícula, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, além da biometria facial para validação no sistema de transporte.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

The post Alunos de Fortaleza terão duas passagens gratuitas durante o ano todo appeared first on A Notícia do Ceará.

Informe Publicitário Publicidade Rodapé